"O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade."
"É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho. "
Epicuro
Um espaço virtual para sentimentos reais de vida. Ajuda mútua entre os dois lados da tela. Motivos para viver, desabafos de vidas e uma visão otimista para cada momento de desespero interno e externo de pessoas de carne e osso.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Somos responsáveis por nossas escolhas! O prazer é escolha. O Prazer é particular e segue identificações. Existem prazeres que são diferentes e que requer compreensão do outro. Uma dinâmica que deve ser administrada com cuidado. O prazer é singular e pode se tornar plural. Vai depender do estímulo, do lugar, das pessoas, etc. Entretanto, a sociedade que vivemos está dando ênfase a dor. Como assim? simples: o prazer não se torna mais prazeroso e sim uma busca desesperada de alívio. Caímos na armadilha de sermos escravizados por esse falso prazer. O prazer é uma palavra de colocação muito singular. Um prazer de uma pessoa não corresponde ao prazer da outra.
ResponderExcluirA pergunta é:
Por que o prazer que valoriza a felicidade está sendo cessado?
Algo se perdeu dentro de nós?
Obs: Quando Epicuro diz que podemos resolver sozinho, talvez estivesse dando ênfase a um prazer mais verdadeiro. Prazer de se fazer sozinho algo prazeroso na Vida! Fazendo a diferença acontecer!
Acho que esses prazeres de que Epicuro falava, que trazem mais dor do que felicidade são aqueles que nos fazem mal. Aqueles em que achamos que está a felicidade dos quais falei no texto "Renovação".
ResponderExcluirE também concordo com vc cris, quando fala que alguns desses "falsos" prazeres nos escravizam, é exatamente isso que estava falando nesse outro texto.
Em relação ao segundo pensamento de Epicuro, acho que ele estava mesmo era criticando aos homens da época que ficavam somente pedindo aos Deuses que as coisas caíssem dos céus quando eles mesmos poderiam fazer. O que é muito comum nos dias de hoje, quantos de nós não ficamos esperando a cura, o emprego, a solução cair dos céus só porque acreditamos em Deus, e dessa forma deixamos de fazer o que deveríamos? E mais uma vez Epicuro, e todos esses filósofos clássicos e não clássicos, pareciam estar prevendo milhares de anos atrás a nossa realidade atual. Infelizmente, parecemos continuar, na mesma..rs..
Valeu Cris, por colaborar, suas palavras sempre me instigam mais.