quinta-feira, 19 de julho de 2012

Caminhando certo por linhas tortas

          Redescobrir a felicidade depois de alguns anos de desvios e escolhas erradas nos leva ao desespero pelo tempo perdido, mas nem as linhas tortas que nos levam por um caminho mais longo consegue nos cegar diante do resultado final.
          Os deslizes e as falhas apenas existem, muitos deles nós procuramos, outros são apenas testes da vida, mas todos eles levam à "grande" finalidade, o crescimento e o aprendizado.
          Já diziam os sábios, paciência é uma virtude, ou você tem ou desenvolve, não terá escolha. Melhor começarmos por agora, respeitando nosso tempo, nossos erros e nossa evolução. A Natureza não dá saltos, e não são os humanos que serão a exceção à regra.
           A regra é mais profunda e extremamente perfeita, mas nosso egoísmo ainda não permite obedecê-la, esperar o tempo certo, temos sede e fome de ações, mas esquecemos que toda ação implica numa reação. Tudo ao nosso jeito e ao nosso tempo, é apenas nisso que nos concentramos.
           Respeite-se, perdoe-se, e agradeça se conseguir chegar em algum momento da vida e perceber tudo isso, mesmo que seja no fim dela. Porque se conseguir, o objetivo foi atingido e aí não haverá mais do que se queixar. A imaturidade da juventude vive de grandes emoções e atitudes intensas, algumas levam ao topo e outras ao fundo do poço, mas todas vieram de alguém que não é mais a mesma no momento seguinte, mas continua com a mesma essência, o melhor dela, você mesmo.
           O reecontro consigo mesmo é o melhor dos resultados, é a chave do auto-conhecimento, da auto-cura, do auto-perdão e o trampolim para a felicidade verdadeira e inabalável. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Receita do aprendizado

        As críticas, os desentendimentos e os confrontos sempre estarão presentes nas relações humanas, mas às vezes a sinceridade machuca mais do que deveria. Tudo uma questão de ponto de vista.
        A percepção de cada um se modifica diante das verdades por não estarem preparados para ouví-la, e esse preparo não é da noite pro dia, mas um exercício constante nos torna seres melhores diante das causas.
        Entender-se parte do princípio que primeiro é preciso se conhecer, mas o auto-conhecimento é algo que dá trabalho e implica numa mudança obrigatória. Não desanimemos no primeiro instante, na primeira verdade transparecida, é ela que te salvará de si mesmo.
        Não aplique todos os esforços em tentar entender o porquê estão te dizendo tantas coisas que parecem ruins num primeiro momento, concentre-se no teor da fala e faça um filtro, se houver verdade, transfira-o pra consciência e depois resolva você mesmo o que fará com ela.
        Pode parecer o caminho mais doloroso, mas com certeza é o mais eficaz, os "monstros" estarão sempre ali dentro, e agradeça se for alguém da sua afinidade que o desperte, porque as "porradas" da vida podem ser o caminho mais tortuoso para se aprender uma simples lição.

domingo, 8 de julho de 2012

Água, flores e paz

     Essa postagem é para aqueles que sem saber, simplesmente porque o que há dentro é verdadeiro e puro amor fazem da vida dos que os cercam um pouco melhor.
     É para aqueles que estimulam as qualidades e ajudam a frear más inclinações de pessoas como eu, como você.
     "Vivemos esperando dias melhores, melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo. Vivemos esperando dias melhores para sempre..." Diz o Jota Quest. Mas, melhor que esperar por esperar, é aguardar o que já estamos vivendo, porque a ação motiva o resultado, e não há como ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa não é assim que diz o clichê? Então, amigo, faça, comece, andar é o ponto de partida de qualquer caminho longo ou curto.
     Perceber a felicidade sem pré-requisitos ou condições não é fácil, mas ninguém nos enganou dizendo que seria, então, não lamente, não entristeça e não paralise com o primeiro empecilho, porque hão de haver muitos outros ao longo da vida. Mas uma coisa eu garanto, o primeiro que que conseguir superar será o estímulo e a motivação que você precisa para todos os outros.
     As flores são sempre muito belas, mas um dia já foram botões e um pouco mais atrás foram sementes. Germine sempre com água as suas, é o líquido mais precioso, e não só porque é o melhor condutor de energia, mas porque é insípida, incolor e inodora, e não há máscaras, hipocrisias, nem nada que deturpe o que ela é de fato. Não só se alimente dela, mas inspire-se nela e torne sua existência tão pura que só sobre a essência.
     Olhar meus amigos escorpianos, Vanessa Kátia e Alexsander Torquato, os homenageados de hoje, é também muito inspirador, a astrologia diz que os nascidos sobre o sol em escorpião são como fênix, que renascem das cinzas, mas diria mais, eles também te ensinam a fórmula da melhor maneira, através do amor que o filósofo Epicuro considera o mais puro, a amizade.
     Amo todos os meus amigos de maneira muito peculiar e difereciada, mas neste momento específico, quero compatilhar minha alegria, poesia e amor com esses dois que têm sido muito presentes nesta minha nova fase do reencontro ao auto-amor.
     Desejo a todos um excelente domingo, uma excelente semana e muito amor-próprio, porque só ele preenche, nada mais o preencherá, o restante são apenas fugas e anestesias sem consistência.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

No que estamos nos aprisionando?


Amar verbo intransitivo

     Amar, verbo transitivo, dizem os letrados. Prefiro concordar com o modernista Mário de Andrade. Apesar de todos acharem que precisamos amar alguém ou algo, percebo que o verbo não precisa de objetos de desejo nem de complemento, quem sabe amar, simplesmente ama.
      O verbo vem se distorcendo ao longo de séculos, e atualmente, acredito que a banalidade da sua existência ou melhor, falta de existência contaminou a humanidade. Todos amam, todos dizem "eu te amo" como quem troca de roupa e acessórios. O  verdadeiro significado é mais profundo.
      A começar pelas condições, alguns amam os que são ou parecem ser felizes, outros amam os que são perfeitos (ou aparentam, uma vez que a perfeição não é deste mundo). Mas todos, ou quase todos amam porque disseram que a felicidade está ligada ao amor, o que quase ninguém percebe é que esse amor que aprenderam a apenas verbalizar é paixão, algo totalmente oposto.
      Amar está além de condicionamentos, simplesmente sente e age de acordo com as premissas básicas do respeito e da tolerância. Mas neste caso a tolerância não é algo difícil de exercitar, não é um desafio a amar, não é tolerar no sentido denotativo da coisa, é simplesmente respeitar o que o outro é, sem tentar desfiar maneiras incansáveis de moldá-lo a seu bel-prazer.
      As mães sabem bem do que estou falando, pois se há na Terra, alguém além dos missionários que aqui vieram são as mães, que independente da condição moral de quem gerou, ama. Sem julgá-lo. E isto não quer dizer que não contribua para sua evolução com algumas "proibições", mas tudo isso é parte de um amor maior. E acho que foi isso que o Cazuza quis dizer quando cantarolou que "...só as mães são felizes". Isso mesmo, a felicidade está intimamente ligada ao amor verdadeiro.
        É ouvir um verso extremamente profundo ou uma música que toque a alma e perceber que tudo isso é fruto de amores guardados, aglutinados dentro do espírito que necessita ser feliz, os artistas fazem isso bem. Perceber que o te toca não é somente porque é bonito demais, mas porque existe uma vontade louca de amar aí dentro, mas insistimos em querer procurar os objetos diretos. Perdoe-se, permita-se, ame. Simplesmente, ame!

domingo, 1 de julho de 2012

Metáforas, cuspidas e bem-estar

   Amassar a lata e todas as mágoas de algo que não teve sucesso e não te deu vez.
   Vomitar toda a angústia de um silêncio mal curado.
   Toda a raiva de um minuto e uma semana de paraíso e final infernal.
   Cada pisada um troco, uma resposta e um direito de defesa e ataque intragáveis.
   Sete dias e apenas 60 segundos de catarse.
   Não quero e não vou somatizar um câncer, 
   perceber que sou feliz ainda é utopia, mas o tempo o fará realidade. 
   Assim como a água que ferve a 100ºC e a gravidade existem,
   o estado de alma equilibrado e feliz também será uma verdade absoluta.
   Então, meus irmãos de alma, não enfraqueçam com os tropeços, 
   as pedras existem, mas as areias do mar um dia já foram pedras.