segunda-feira, 28 de março de 2011

Ilusão ou realidade

     Acabo de assistir ao “Você vai conhecer o homem dos seus sonhos”Woody Allen, dica do meu amigo Sergio. Bom! Recomendo, mas não venho fazer nenhuma resenha ou crítica, apenas levantar uma questão presente no filme. A ilusão.
     Há um personagem que troca seus psicoterapeutas e analistas por uma vidente. E que durante todo o filme lhe enche de esperanças. E ninguém sabe nem busca saber se essa nova terapeuta é uma fraude ou não, principalmente a filha, porque para ela o que mais importa são os resultados, e sendo realmente uma fraude ou não, a alternativa está fazendo mais efeito que os remédios que sua mãe tomava anteriormente.
      A questão é, até que ponto essa ilusão vale a pena? A mentira que traz benefícios, mesmo que seja enganar a si mesmo, ou realmente acreditar que seja verdade, como no caso dessa personagem. É a ilusão que traz a felicidade tão almejada e procurada em diversas terapias e drogas.
      Talvez essa ilusão seja relativa, talvez todos os nossos conceitos e paradigmas também sejam. A ilusão é realmente algo perigoso? E o que é exatamente? Algumas das definições:

1. crença ou idéia falsa; 2. erro de apreciação; 3. erro de percepção, que consiste em fazer uma interpretação visual dos fatos que não coincide com a realidade; 4. fraude; logro.
  
      E quando essas ilusões se tornam realidade, o que passa a ser uma fraude não é a própria ilusão caindo por terra? Então, meus amigos não é somente a felicidade que é relativa, nem a protagonista deste texto. Mas tudo passa a ser relativo uma vez que não podemos afirmar verdades absolutas quando estamos diante do abstrato.
      Os julgamentos e pré-conceitos devem ser revistos. Não que eu concorde que uma mentira contada dez vezes vire verdade, nem que a ilusão vale mais que uma realidade amarga, mas os nossos julgamentos não merecem aparecer pra estragarem “felicidades”. Eles são muito menores diante do bem que deixaria de existir. Então, façamos nossa análise e usemos unicamente em nossas próprias vidas.

2 comentários :

  1. Muito bom entendimento sobre o assunto, concordo plenamente!
    Na medicina isso tem um peso considerável, podendo ajudar muito a terapia medicamentosa, pois baseando-se no conceito de saúde (bem estar físico, mental e social), por mais que a pessoa esteja iludindo-se, se o final for o bem estar, melhorando o quadro, então esta valendo!
    Meus parabéns, conseguiu expressar-se muito bem sobre um assunto complexo..
    Arrebentou mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Tiago...que bom que consegui me expressar direitinho..rs..

    ResponderExcluir